Prefeito de Jacaraú faz um balanço das últimas ações do governo em entrevista

single-image

O prefeito de Jacaraú, Elias Costa (PDT), concedeu uma entrevista nesta terça-feira (22) pela rádio Agreste FM, de Nova Cruz-RN. Devido a pandemia a entrevista ocorreu via telefone na residência do prefeito em Jacaraú.

Elias fez um balanço geral das últimas ações governamentais que a prefeitura vem realizando nesse primeiro semestre.

O gestor iniciou falando do lançamento da live cultural que foi transmitida a noite pelas redes sociais oficiais da prefeitura municipal, divulgando os artistas que irão se apresentar no Circuito Junino online.

Pontuando algumas ações o prefeito enfatizou e parabenizou a todos que fazem a secretaria de saúde – entre médicos, enfermeiros, auxiliares – pelo exímio desempenho e todo esforço para a vacinação contra a Covid-19 no município. “Ontem (21) vacinamos cerca de 500 pessoas para o público sem comorbidades entre 40 e 49 anos”, falou Elias.

 

Assistência Social

Na assistência social destacou o programa Mãe Coruja, que entrega kits para grávidas de famílias carentes no município. A entrega do PAA na manhã desta terça-feira (21) que distribuiu cerca de 7 toneladas de frutas e raízes beneficiando em torno de 300 famílias.

O prefeito ainda anunciou a criação do PAA municipal e a criação do Cartão Cidadão – que será um auxílio no valor de 50 reais – um subsídio que irá ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do coronavírus. Também é aguardado a chegada de um caminhão refrigerado do PAA, adquirido através do governo do estado, para uma melhor distribuição dos alimentos. E o projeto Capacita Jacaraú que será implementado no segundo semestre na cidade que vai oferecer diversos cursos para jovens entre 18 e 29 anos, para prepará-los para o mercado de trabalho.

Educação

Entrega de kits alimentação para as famílias que possuem filhos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino; a chegada da internet nas escolas da zona rural; palestras motivacionais (online) para os docentes; vacinação dos profissionais da educação (professores, funcionários, equipe pedagógica); criação do programa Aprender Mais – um reforço escolar – um auxílio a mais para todos os alunos da rede municipal; a prefeitura ainda vai contratar um psicólogo para que as famílias possam ter um acompanhamento juntamente com um assistente social, para direcioná-los diante a pandemia.

Cultura

A noite (21) uma live vai divulgar os artistas que irão se apresentar no Circuito Junino online.

Meio Ambiente

Está sendo feita a limpeza urbana das estradas; aquisição de lixeiras no formato de Caju – que serão colocados nas principais ruas da cidade.

Agricultura

Aquisição de sementes de manivas melhoradas geneticamente: BRS Formosa, BRS Novo Horizonte e BRS Dourada. Com o objetivo de propiciar aos agricultores/produtores a disponibilidade das variedades e um cultivo com maior produtividade, com uma resistência as pragas, doenças e também com maior capacidade de convivência com as intempéries climáticas.

Elias comentou em relação ao concurso público, que aos poucos no segundo semestre serão convocados os demais candidatos aprovados no certame realizado em novembro de 2020. Até o momento os professores já foram convocados para trabalhar em Jacaraú. Ele comentou ainda sobre o plano moderniza, lançado nos 100 dias de gestão e que alguns projetos já estão em andamento e outros em fase de licitação e finalização de projetos.

O prefeito também respondeu a alguns questionamentos sobre a ornamentação junina que não foi feita na cidade e o gestor explicou dizendo que diante do que todos estão vivenciando foi consenso de toda sua equipe de governo que seria muito mais viável investir o dinheiro da decoração dos festejos juninos em subsídios ao combate da pandemia e reverter também para os 20 artistas que irão se apresentar no Circuito Junino Online 2021.

O vice-prefeito Márcio Aurélio também participou da entrevista, destacando a parceria que vendo dando certo com o prefeito e pontuou: “O trabalho com muita responsabilidade e planejamento”. Frisando as inúmeras ações que a prefeitura vem conseguindo fazer, apesar das adversidades que o município vem enfrentando.

Márcio ainda falou que é responsável pelas máquinas municipais e que vem efetuando a restauração das estradas vicinais e faz questão de acompanhar sempre de perto o avanço de cada atividade.

Por fim, encerrando a entrevista Elias Costa ainda citou: “Eu estou focado em trabalho. Esse é o momento de continuar o governo que deu certo… O nosso nome se chama trabalho e respeitar o recurso público. A gente tem respeitado e dado o nosso melhor”.

Elias e Márcio é uma parceria que vem beneficiando diariamente desde o primeiro dia de governo em 2021. Trabalho, planejamento e responsabilidade é a marca deste governo que trabalha incessantemente para um desenvolvimento igualitário em todo o município.

 

Assessoria de Comunicação