Covid-19: Queiroga diz que espera estudo para iníciar 3ª dose de vacina no BR

single-image

Em visita a São Josédo Rio Preto (SP), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que espera aconclusão de estudo feito pela Universidade de Oxford para que o Brasil iniciea aplicação de terceira dose da vacina contra Covid-19 no país, segundo o G1.

“É algo que os outros países játêm praticado. A OMS, hoje, editou uma posição no sentido de que não seavançasse na terceira dose enquanto a segunda dose não fosse aplicada na maiorparte da população global. Eu já contratei um estudo, que está sendo realizadocom a Universidade de Oxford, para que essa terceira dose seja orientada comrigor cientifico. Ou seja, baseada em evidências”, disse Queiroga, em cerimôniade assinatura de convênio para compra de equipamentos de radioterapia para oHospital de Base de Rio Preto nesta segunda-feira (23).

O estudo em parceria com auniversidade britânica deve ficar pronto em novembro e avaliará a duração daproteção para aqueles que tomaram Coronavac. Ainda não há estudosconclusivos sobre a duração da proteção da vacina produzida pelolaboratório Sinovac Biotech com o Instituto Butantan. A empresa e o centro depesquisa não participarão do estudo. Em Serrana, cidade do interior paulista, oButantan conduz pesquisa similar que visa analisar a duração da respostaimunológica promovida pelo imunizante.