MDB Mulher debate protagonismo feminino em CG; ato marcou filiações de Ana Cláudia e Galego do Leite

single-image

O MDB Mulher da Paraíba realizou neste sábado (26), em Campina Grande, mais uma mesa de discussões com o tema “Os diferentes papéis que as mulheres assumem na sociedade”. Na oportunidade, a pré-candidata a deputada estadual Ana Cláudia Vital do Rêgo e o ex-vereador Galego do Leite se filiaram ao partido. O debate ocorreu no auditório do Sesc Açude Velho, no Centro de Campina Grande.

O evento do MDB Mulher contou com as presenças da Senadora Nilda Gondim; de Ana Cláudia Vital do Rêgo, das deputadas estaduais Cída Ramos e Estela Bezerra; do Senador, Vice-presidente do Senado Federal, presidente estadual do MDB paraibano e pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), do pré-candidato a senador pelo PT, o ex-governador Ricardo Coutinho, do vereador campinense Anderson Pila, além de lideranças de toda a região.

Segundo Ana Cláudia, o debate foi uma ótima oportunidade para aprofundar a posição da mulher na sociedade e os desafios na consolidação de políticas públicas. A organização reuniu representantes de vários segmentos, como empreendedoras, donas de casa, profissionais da saúde, agricultoras e líderes religiosas. Na oportunidade, Ana Cláudia se filiou ao MDB destacando a importância da participação das mulheres na política. Ela citou dados recentes que mostram, por exemplo, que no 1º escalão da gestão Bolsonaro as mulheres só são 12%, o que revela o quão distante está esse atual governo da efetiva igualdade de gêneros.

“Estamos avançando na ocupação de espaços. A própria história tem esse débito com as mulheres. Afinal, nós primeiro tivemos a oportunidade de votar, para depois sermos votadas. O MDB ganha mais força nesse dia e reforçamos nosso compromisso com a defesa dos que mais necessitam”, disse Ana Cláudia, ao destacar que, eleita deputada estadual, será uma voz altiva das mulheres no parlamento. O evento teve como palestrante a psicóloga e Doutora Léticia Melo, que falou sobre os diferentes papéis que as mulheres assumem na sociedade, e reforçou os dados trazidos por Ana Cláudia. O encontro também contou com uma atividade cultural, trazida por Anne Ferreira.

Um dos primeiros a discursar foi o ex-governador e atual pré-candidato a senador Ricardo Coutinho (PT). Ele disse ter ampla certeza da vitória da união MDB-PT na Paraíba, pois o projeto representado por ele, por Veneziano e pelos deputados federais e estaduais dos dois partidos evidenciam a importância da democracia, da valorização dos gêneros e do diálogo. “Eu torço muito e trabalharei muito para que a Paraíba leve Veneziano ao Governo do Estado, pois eu tenho absoluta certeza de que a Paraíba precisa recuperar as grandes políticas públicas de gênero. Passaram-se três anos sem políticas públicas. Eu pensava que hoje teríamos todas as regiões do estado cobertas por Centros de Referência da Mulher, por exemplo. Então, o tempo é de resistência, mas muito mais é tempo para o avanço, transversal em todas essas políticas públicas. E esse avanço se dará com Veneziano governador, Ricardo senador e Lula presidente”, afirmou Ricardo. Confira a fala do ex-governador: https://youtu.be/_si5CM9KvIs

Em seguida discursou a senadora Nilda Gondim, destacando a capacidade administrativa de Veneziano: “Quem teve competência de bem administrar Campina Grande por duas oportunidades, olhando sempre para os que mais precisam, tem de sobra competência para bem administrar o Governo do Estado”, disse Nilda.

Na sua saudação inicial, a deputada estadual do PT, Cida Ramos, lembrou que estão nessa chapa os que têm determinação, foco e um olhar sensível para os que mais precisam. “Eu vou ser uma águia para eleger Veneziano governador, Ricardo senador e Lula presidente. Vamos nos tornar, cada um, um Veneziano, um Ricardo e um Lula para conscientizar os amigos, amigas, a eleger esses nomes, tão valorosos para as políticas públicas”, disse Cida, destacando também a importância de Ana Cláudia no MDB para a disputa do cargo de deputada estadual. “Ana, na condição de maior organizadora deste belíssimo evento, de relevante importância para fortalecer o engajamento das mulheres na política, é mais um grande nome de reforço à nossa chapa proporcional em disputa pela Assembleia”. Outra parlamentar que destacou a importância do encontro, foi a deputada Estela Bezerra. Ela salientou que o MDB e o PT se uniram para eleger o melhor candidato a governador e o melhor postulante a senador, além do melhor presidente que é Lula.

Por fim falou Veneziano. Ele disse que, desde vereador, prefeito de Campina, deputado federal e agora no Senado, continua sempre levando a bandeira do diálogo, escutando todas e todos. “Assim como sempre fiz, vou continuar a fazer no Governo do Estado e sei que assim fará também Ricardo no Senado, Estela na Câmara Federal, Ana e Cida na Assembleia, e demais outros tantos e tantas que se unem nesse projeto do povo que também é o projeto do nosso futuro presidente Lula”, afirmou o emedebista.

Ainda neste sábado, às 16h, o MDB da Paraíba fará uma festa para receber, oficialmente, o prefeito do Congo, Dr. Romualdo, nos quadros da legenda. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Serra Branca. A filiação terá a presença de Veneziano e de diversas lideranças políticas do Congo e de cidades que compõem a região do Cariri paraibano.

 

Assessoria de Imprensa