Governo da Paraíba entrega carros e equipamentos de informática para agilizar prestação de serviços de assistência social

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou, nessa quarta-feira (6), durante solenidade no Centro de Convenções de João Pessoa, 37 carros e equipamentos de informática para os serviços da política de assistência social no âmbito da Proteção Social Especial. Os equipamentos vão fomentar a gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), proporcionando mais agilidade nos serviços socioassistenciais junto aos municípios.

Vinte e seis Creas estão sendo contemplados com a estruturação. Os equipamentos ainda vão para os Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes, a exemplo das Casas Lares e os Polos de Família Acolhedora.

Participaram da solenidade coordenadores dos serviços, representantes da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), dos Conselhos estaduais da Criança e do Adolescente, da Assistência Social, além de técnicos e gestores municipais.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, considerou esse momento um marco histórico na assistência social da paraíba. “Nós estamos equipando um serviço de alta e média complexidade. Esse serviço trabalha com direitos violados, com dores de pessoas que perderam a dignidade, pessoas que foram negligenciadas, abandonadas, violentadas, abusadas. É para esse público que a gente disponibiliza essa estrutura. Essa equipe precisa, sim, se movimentar, cadastrar famílias, visitar lares, atender aos chamamentos da Justiça, onde os direitos estão sendo violados”, ressaltou a secretária.

A coordenadora e assistente social do Polo da 12ª Região do Serviço de Acolhimento Familiar, Juliana Lígia, destacou que a entrega representa mais um desafio vencido. “Saber que não teremos empecilhos para que o serviço avance é gratificante. Não só no município de Itabaiana, onde estamos instalados, mas em todos os territórios, agora a gente vai ter o nosso transporte e ter a nossa autonomia. Receber o automóvel é saber que realmente o serviço está avançando na Paraíba”.

Para o assistente social e coordenador do Creas, polo de São José de Piranhas, Carlos Augusto, é um momento de celebrar. “Estamos entrando num novo momento da assistência social, a chegada do transporte e dos computadores facilita a dinâmica de trabalho dos nossos administrativos como também os nossos deslocamentos aos municípios vinculados. É uma satisfação, porque eu estou aqui há dez anos construindo a Assistência Social, e, em dez anos, é a primeira vez que a gente vive esse momento positivo, ímpar, grandioso para a Assistência Social”, declarou o coordenador.

A coordenadora da Casa Lar de Itaporanga, Valéria dos Santos, destaca que esse novo momento também significa vitória. “Acredito que a ausência do transporte era uma das maiores dificuldades enfrentadas, porque a gente trabalha com 18 municípios e agora tudo será mais ágil”, observou.

PB Agora