Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

No Brasil, já é uma tradição: durante o período da Páscoa espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo em diversas cidades país adentro.

A mais conhecida de todas, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, acontece a 180 quilômetros do Recife, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano. Nos nove palcos ao ar livre, a história da Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo é interpretada por 50 artistas e mais de 400 figurantes.

O recifense André Menezes levou a filha Luiza, de nove anos, no primeiro dia do espetáculo, que este ano é encenado todas as noites até o sábado de Aleluia, dia 30 de março. Ele conta sobre a experiência de se juntar a uma plateia de cerca de 70 mil pessoas para acompanhar um espetáculo teatral que une a arte dramática, à fé e ao sagrado.

A Paixão de Nova Jerusalém não é a única ter um grande público de expectadores. No interior de São Paulo, em Santana de Parnaíba, que fica a 52 quilômetros da capital paulista, o espetáculo é encenado há 28 anos, na região da Barragem Edgard de Souza, às margens do rio Tietê.  Em uma área de 15 mil m², estão montadas 14 réplicas dos locais sagrados como palácio de Pilatos, casa de Maria, mesa da Santa Ceia, cruz, aquedutos romanos.

Com entrada gratuita, a encenação da Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba começa nesta quinta-feira (28) e vai até o sábado. Uma curiosidade é que a maior parte do elenco é composta pelos próprios moradores da cidade. De acordo com Prefeitura de Santana de Parnaíba, a expectativa é que este ano cerca de 30 mil pessoas assistam ao espetáculo a céu aberto, durante os três dias.

Artista de teatro há 19 anos, Rogério Alves é ator do Grupo Teatral Boca de Cena, em Sergipe. Mestre em culturas populares e doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, ele avalia que o teatro e o sagrado sempre andaram juntos para encenar o mistério da natureza do que é divino.

Para os ouvintes que quiserem conhecer mais as encenações da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e em Santana do Parnaíba, é só acessar novajerusalem.com.br e santanadeparnaiba.sp.gov.br